Skip to content

Publications

Publications co-authored by the Observatory Team

2024

Valongo, B., Dias, T. S., & Marques da Silva, S. (2024). Portuguese perspectives for education and inclusion of young forced migrants through sport. Sport, Education and Society, 1–16. https://doi.org/10.1080/13573322.2024.2359509 [Q1, Scopus, SJR]

Jaramillo-Tapia, A., Dias, T. S., Barreiros, A., Garcia-Calvo, T., López-Gajardo, M. A. (2024). Compromiso deportivo y fuerza mental en la alta competición: Un estudio con tenistas de Ecuador y de Portugal. E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte, 20 (1). https://doi.org/10.17398/1885-7019.20.63 [Q3 Scopus, SJR]

Dias, T. S. & Malafaia, C. (Eds) (2023). Toolkit “Play 4 Life: Jovens Atletas como Ativistas no Desporto”. CIIE Edições. ISBN: 978-989-8471-52-9 (versão portuguesa e versão inglês). Download via: https://youtu.be/mHPwOM6pjV4
(Autores: Daniel Vieira & Ricardo Dias; Equipa Projeto: Teresa Silva Dias, Carla Malafaia, Cosmin Nada, Daniel Vieira, Marta Sampaio, Norberto Ribeiro & Sofia Castanheira Pais).

SIA Training Course – Sport for Inclusion Activist – https://crossport4refugees.eu/es/plataforma-educativa/
CLIS Training Course – Community Leader for Inclusion through Sport – https://crossport4refugees.eu/es/plataforma-educativa/

2023

Dias, T. S., Jurková, K., Parente, L., Dias, D., & Slepička, P. (2023). The effects of the SARSCoV- 2 pandemic in sports on the psychological well-being of young basketball athletes. The Portuguese and Czech cases. Journal of Sport Pedagogy and Research 9(2), 21-32. https://doi.org/10.47863/FXSX8546 [Latindex]

Almeida, L., Dias, T., Corte-Real, N., Menezes, I. & Fonseca. A. (2023). Positive youth development through sport and physical education: a systematic review of empirical research conducted with grade 5 to 12 children and youth. Physical Education and Sport Pedagogy, https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17408989.2023.2230208 [Q1, Scopus, SJR]

Oliveira, A. P. F., Calvão, A. V. & Dias, T. S. (2023). A opinião dos jovens estudantes sobre a escola numa era pandêmica: como estavam os estudantes envolvidos neste [novo] processo de aprendizagem? Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal 10(1), 117-124. ISSN: 23592494.
https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1486

Batista, M. C., Dias, T. S., Amado, A., Paulino, V., & Corte-Real, N. (2023). O papel da universidade na promoção da cidadania de jovens timorenses. In V. Paulino, M. C. Baptista, & M. B. Carvalho (Eds.), Educação, ensino superior e conhecimento de professores em Timor-Leste: Dilemas e perspetivas (pp. 53-62, ISBN 978-989-8915-38-2). Centro de Estudo de Cultura e Artes (CECA), UNTL.

Sabino, B., Batista, C., Dias, T. (2023). Participação de raparigas e mulheres no desporto: o retrato histórico, a realidade e os benefícios. In B. Sabino, V. Loureiro & N. Loureiro (Eds), Action Girls/Treinar no Feminino: compreender para melhorar. ISBN: 978-989-8008

2022

Dias, T. S., Castanheira Pais, S., & Macedo, E. (2022). La Universidad y el Aprendizaje en Servicio en la promoción de la ciudadanía y la inclusión: informes de experiencia sobre la intervención educativa en el contexto deportivo. Estudios Pedagógicos, 47(4), 309-329. https://doi.org/10.4067/S0718-07052021000400309

Batista, P., Santos-Pastor, M., Dias, T. S., & Ribeiro-Silva, E. (2022). Aprendizaje basado en desafíos sociales en la formación universitaria: experiencias pedagógicas en Portugal y España. Estudios Pedagógicos, 47(4), 271-286. https://doi.org/10.4067/S0718-07052021000400271

Jaramillo-Tapia, A., Mesquita. E., M., & Dias, T. S. (2022). Ansiedad competitiva y autoeficacia en tenistas de alto rendimiento del Ecuador: Estudio comparativo antes y durante el curso de competencias deportivas. Journal of Sport Pedagogy and Research 8(2), 4-12. https://doi.org/YPQZ2153 [Latindex]

Pais, S. C., Dias, T. S., & Benício, D. (2022). Connecting higher education to the labour market: the experience of service learning in a Portuguese university. Education Sciences, 12(4),259. https://doi.org/10.3390/educsci12040259 [Q2, Scopus, SJR]

Ribeiro, J., Dias, T. S., Dias, C. & Fonseca, A. M. (2022). Mental imagery use: The perspective of national team coaches in the U-19 beach volleyball world championship. Sports Coaching Review. Advance online publication. https://doi.org/10.1080/21640629.2022.207855810.1080/21640629.2022.2078558 [Q2, Scopus, SJR]

2021

Dias, T. S., Almeida, L., & Monteiro, I. (2021). Políticas Educativas, Formação de Professores e Ensino Superior. In Baptista, C. & Vicente, P. (Ed.), Educação Física e Desporto em Timor-Leste. Currículos e Práticas no Desenvolvimento Pessoal e Social. Timor-Leste: Universidade Nacional Timor Lorosa’e. ISBN:978-989-8915-24-5

Almeida, L., Dias, T. S., Zimmermann, H. & Baptista, C. (2021). A responsabilidade pessoal e social como veículo para o ensino da Educação Fisica. In Baptista, C. & Vicente, P. (Ed.), Educação Física e Desporto em Timor-Leste. Currículos e Práticas no Desenvolvimento Pessoal e Social. Timor-Leste: Universidade Nacional Timor Lorosa’e. ISBN:978-989-8915-24-5

Monteiro, I., Luís, A., & Dias, T. S. (2021). Desporto e Cidadania em Timor-Leste – a opinião dos estudantes do Ensino Superior. In Baptista, C. & Vicente, P. (Ed.), Educação Física e Desporto em Timor-Leste. Currículos e Práticas no Desenvolvimento Pessoal e Social. Timor-Leste: Universidade Nacional Timor Lorosa’e. ISBN:978-989-8915-24-5

2020

Cunha, R. S., Ribeiro, L. M., Sequeira, C., Barros, R. A., Cabral, L. & Dias, T. S. (2020). O que facilita e dificulta a aprendizagem? A perspetiva de adolescentes. Psicologia em Estudo. http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud/article/view/46414 [Q4, Scopus, SJR, Latindex]

2019

Baptista, Céu, Dias, Teresa Silva, Corte-Real, Nuno, Dias, Cláudia, Martinek, Tom, Regueiras, Leonor, Fonseca, António (2019). Constructing agents of change through the model of personal and social responsibility (TPSR): A study of physical education in Timor-Leste. International Journal of Sports Science 9(1), 8-16. http://article.sapub.org/10.5923.j.sports.20190901.02.html

Oliveira, Helder Zimmermann, Dias, Teresa Silva, Sabino, Bebiana Catarina Rodrigues, Dias, Cláudia, Corte-Real, Nuno, Fonseca, António Manuel (2019). Cross-cultural adaptation of Empowering Disempowering Motivational Climate Questionnaire for Portuguese language and analysis of invariance in Brazilian and Portuguese male athletes. Cuadernos de Psicología del Deporte, 19(1), 1-18. https://digitum.um.es/digitum/handle/10201/66669

2018

Baptista, C., Santos, F., Pereira, A., Corte-Real, N., Dias, C., Dias, T. S., Martinek, T., Regueiras, L., & Fonseca, A., (2018). Formação de professores em Timor-Leste: Um modelo assente na responsabilidade pessoal e social através da educação física. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto (3), 62-81.

Dias, Teresa Silva, Novotná, Katerina, Oliveira, Helder Zimmermann, Azevedo, Carlos, Corte-Real, Nuno, Slepička, Pavel, Fonseca, António Manuel (2018). Why talented athletes drop out from sport? The Portuguese and Czech case. Education + Training, Vol. 60 Issue: 5, pp.473-489, https://doi.org/10.1108/ET-12-2017-0207 .

2014

Dias, T., & Menezes, I. (2014). Children and adolescents as political actors: Visions of politics and citizenship. Journal of Moral Education, 43 (3), 250-268. Routledge, Taylor & Francis Group, 2014. ISSN 0305-7240. http://dx.doi.org/10.1080/03057240.2014.918875 [Q1, Scopus, SJR]

2013

Dias, T., & Menezes, I. (2013). The role of classroom experiences and school ethos in the development of children as political actors. Educational & Child Psychology, 30, (1), 26-37. The British Psychological Society, 2013. ISSN: 0267-1611. ISBN: 978-1-85433-719-1. [Q3, Scopus, SJR]

Other Publications

Son, H., & Berdychevsky, L. (2022). Social-Ecological Analysis of the Sport and Recreation Programs’ Impacts on Positive Development of Youth from Socially Vulnerable Backgrounds. Leisure Studieshttps://doi.org/10.1080/02614367.2022.2037151

Dias, T. S. & Coimbra, J. L. (2023). A construção de projetos de serviço comunitário: como transformar uma “ideia” num “projeto”. In I. Menezes (Ed.) Cadernos de Inovação Pedagógica (3). U.Porto Press. https://www.up.pt/portal/documents/743/Cadernos_IP_Vol._3.pdf

Pais, S. C., Dias, T. S. & Farah, A. B. (2023). A monitorização do processo e dos resultados na UC “A Comunidade como Prática – Um espaço transdisciplinar e colaborativo de intervenção”. In I. Menezes (Ed.) Cadernos de Inovação Pedagógica (3). U.Porto Press. https://www.up.pt/portal/documents/743/Cadernos_IP_Vol._3.pdf

Sabino, B., Batista, C., Dias, T. (2023). Participação de raparigas e mulheres no desporto: o retrato histórico, a realidade e os benefícios. In B. Sabino, V. Loureiro & N. Loureiro (Eds), Action Girls/Treinar no Feminino: compreender para melhorar. ISBN: 978-989-8008

Santos, C., Santos, E., Veiga, F. & Dias, T. S. (2022). A pandemia pela voz das crianças. Cadernos EAPN 26. ISBN 978-989-8304-82-7

Santos, C., Santos, E., Veiga, F. & Dias, T. S. (2022). Era uma vez…A pandemia pela voz das crianças. EAPN. ISBN 978-989-8304-88-9

Dias, T. S. & Malafaia, C. (Eds) (2023). Toolkit “Play 4 Life: Jovens Atletas como Ativistas no Desporto”. CIIE Edições. ISBN: 978-989-8471-52-9 (versão portuguesa e versão inglês). Download via: https://youtu.be/mHPwOM6pjV4
(Autores: Daniel Vieira & Ricardo Dias; Equipa Projeto: Teresa Silva Dias, Carla Malafaia, Cosmin Nada, Daniel Vieira, Marta Sampaio, Norberto Ribeiro & Sofia Castanheira Pais).

Resch, K., Knapp, M. (Eds.) (2020). Service Learning – A Workbook for Higher Education. Na output of the ENGAGE STUDENTS project. Download via: https://www.engagestudents.eu/wp-content/uploads/2020/11/Service-Learning.-AWorkbook-for-Higher-Education.pdf
(Authors in alphabetical order: Deyse Benício, Emer Ní Bhrádaigh, Teresa Dias, Gabriel Dima, Cidália Duarte, Agnė Gadeikienė, Andrea Hoyer-Neuhold, Mariella Knapp, Rima Kontautienė, Isabel Menezes, Sofia Pais, Vaida Pilinkienė, Katharina Resch, Maria Slowey, Ilse Schrittesser, Jovita Vasauskaitė, Tanya Zubrzycki)

Coelho, M., Amorim, J.P., Gomes, I., Dias, T.S., Fernandes, P., Rodrigues, F., Menezes, I. (2019). Facilitator Auditor Manual. ESSA – EUROPEAN STUDENTS, SUSTAINABILITY AUDITING. https://www.essaproject.eu/

Wallace, M., Resch, K. (Eds), Amorim, J.P., Božic, T., Dias, T.S., Menezes, I.,Weißenböck, C., Uras, F., Rodrigues, F., Marti Miret, J., Gomes, I., Vidal Martínez, I., Slowey, M.,
Janžekovic, P., Dima, G., Fritz, J., Coimbra, J.L., Coelho, M. & Borcos, A. (2017). Guidelines for Universities Engaging in Social Responsibility. Vienna: UNIBILITY
Project, www.postgraduatecenter.at/unibility, ISBN: 978-3-200-05328-1

Monteiro, I., Sabino, B., Baptista, C., Oliveira, H. Z., Almeida, L., Barros, J., Dias, T.S. (2021). Education challenges due to COVID-19: Advocating the students’ views from Portugal, Angola, Timor-Leste, and Brazil. In Publicação em livro de atas do 14th International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI).

Baptista, C., Almeida, L. & Dias, T. S. (2021). Da flexibilização e adaptação à inovação pedagógica em tempo de pandemia na UNTL: fazer do estado de emergência um impulsionador de mudança pedagógica. In Alexandre Cohn da Silveira et al. (Orgs.), Atas do Colóquio Internacional “Timor-Leste: a Ilha e o Mundo”. Vol. 1. ISBN: 978-972-36-1914-0 Trigo, L., Ramalho, S

Trigo, L., Ramalho, S., Baldaque, M., Cabral, A., Dias, T. S., Quintas, R., Sequeira, C., Cabral, L., Cunha, R. (2014). Ensinar e Aprender no século XXI: Um olhar sobre as preocupações relatadas por professores. In Publicação em livro de atas do IX Congresso Ibero Americano de Psicologia e 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Presentations at scientific meetings

2021

“O desporto e a educação: que competências?”, Teresa Silva Dias

“Evidências científicas em torno da Terapia Oceânica: compreender impactos e potencialidades na educação e inclusão social”, Cosmin Nada

“Os efeitos da pandemia da SARS-CoV-2 no bem-estar psicológico dos jovens atletas de basquetebol. Os casos português e checo”, Kate Jurková, Luís Parente, João Freire, Pavel Slepička & Teresa Silva Dias

“O Desporto enquanto meio inclusivo de crianças e jovens: uma análise do panorama português a partir de programas de intervenção social.” Beatriz Valongo, Teresa Dias, Sofia Marques da Silva

2020

“(Des) Empodoramento e Cidadania: as duas faces do desporto”, Teresa Silva Dias; António Fonseca; Isabel Menezes

“Projeto B-FREE”, Elsa Ribeiro-Silva

“A Objetificação da Mulher versus o Empoderamento Feminino no Pole Dance”, Lívia Mendes, Teresa Silva Dias & Nuno Corte-Real

“Desporto, Cidadania e Participação: Um olhar crítico de jovens estudantes de Cursos Profissionais”, Luís Almeida, Teresa Dias, António Fonseca & Isabel Menezes

“Entrepreneurship & Youth Empowerment – Competence Based Development Programme for Social Inclusion and Employment”, Paula Batista , Teresa Dias, Bárbara Silva e Mariana Sá

“PROGRAMA EDUCAÇÃO COM MOVIMENTO COMO INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO DISTRITO FEDERAL : INTERSEÇÕES COM O MODELO DE RESPONSABILIDADE PESSOAL E SOCIAL”, Ana Paula Farias de Oliveira, Nuno Corte-Real & Teresa Silva Dias

“Responsabilidade social dos contextos de desporto: atletas e cidadãos na construção de sociedades inclusivas”, Teresa Silva Dias

en_GBEnglish