Projeto Incluir nas Comunidades – a educação não formal como ferramenta de inclusão e bem-estar de crianças e jovens

No passado dia 8 de janeiro, o ODEC marcou presença na Conferência “A Boa Educação na escola: perspetivas, práticas e desafios”, promovida pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). Através da modalidade online, esta iniciativa pretendeu dar a conhecer a Boa Educação que se faz nas escolas numa perspetiva crítica, de transformação, fundada nos princípios de acesso, equidade, diversidade, relacionalidade.

A partilha, discussão e disseminação de projetos e experiências são meios eficazes para inspirar inovações e melhores práticas na educação, permitindo que diferentes atores compartilhem conhecimentos, desafios e soluções, contribuindo para a melhoria contínua do sistema educacional. Não obstante, ao promover uma educação baseada em princípios como acesso, equidade, diversidade e relacionalidade, esta iniciativa reflete uma abordagem abrangente e inclusiva para o desenvolvimento educacional.

A SPCE convidou educadores de infância, professores do ensino básico e ensino secundário e outros profissionais de educação a apresentar, discutir e refletir sobre a Educação. Através da sua participação, o ODEC, representado pela presença da Teresa Silva Dias (FPCEUP), da Sofia Castanheira Pais (FPCEUP) e da Sara Pinheiro (FPCEUP), contribuiu para a promoção de uma educação de qualidade com uma abordagem crítica e transformadora. Em suma, através deste tipo de iniciativas, cria-se um ambiente mais inclusivo e recetivo, onde cada aluno é reconhecido, respeitado e apoiado no seu desenvolvimento educacional.