Participação do ODEC no Congresso “A Boa Educação na Escola: perspetivas, práticas e desafios”

• Noticias

No dia 8 de janeiro a nossa colega da equipa ODEC, Sara Pinheiro (em representação do Instituto Incluir – Mônica Pereira, Carina Alves, Camilla Freitas – e do ODEC – Sofia Pais e Teresa Dias) participou no Congresso “A Boa Educação na Escola: perspetivas, práticas e desafios”, organizado pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Assente num vídeo produzido pelo Instituto Incluir, a colega Sara apresentou a comunicação “Surf e Inclusão – o surf, o bem-estar e as competências educacionais”.
Este projeto é dinamizado pelo Instituto Incluir e decorre no Rio de Janeiro, pretendendo desenvolver conceitos de cidadania, desenvolvimento social, sustentabilidade e educação ambiental através do desporto, promovendo inclusão social e acesso ao lazer. A organização e estrutura do projeto que concilia a prática desportiva, a partilha de conhecimentos com conteúdo educativo, assente num construto de inclusão e equidade de crianças e jovens, permite abordar dimensões como meio ambiente e sustentabilidade, mas também o desenvolvimento individual e envolvimento emocional e a relação com os/as outros/as, com o bem-estar e saúde.
As dimensões individuais, comportamentais, sociais e culturais dialogam construindo pontes fundamentais para o desenvolvimento humano e fomentando a equidade e a justiça social a partir do desporto/surf.