Workshop “Desafios na Integração de alunos estrangeiros no sistema educativo português: Integração na comunidade e Orientação para a carreira”

• Noticias

No passado dia 8 de fevereiro a nossa colega Teresa Silva Dias esteve no Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, a convite do SPO deste agrupamento, a dinamizar o workshop “Desafios na Integração de alunos estrangeiros no sistema educativo português: Integração na comunidade e Orientação para a carreira.” De forma muito participada e refletida, assente nas dificuldades sentidas pelas escolas que acolhem cada vez mais alunos migrantes foram abordados os tópicos: Acompanhamento e Integração de Estudantes migrantes na comunidade escolar e na comunidade alargada; A integração de alunos/as estrangeiros/as recém chegados na educação básica em Portugal: Conceitos, políticas e práticas (a partir da partilha da Estudante de Doutoramento em Ciências da Educação, Fátima Ginicollo); Conhecer a realidade e a diversidade da população migrante (a especificidade dos refugiados); O Acompanhamento dos SPO e dos GAAF– entre o enquadramento legal e a criação de redes de suporte; Desenvolvimento Vocacional e Orientação para a Carreira e Desenvolvimento de competências para integração em contexto de trabalho.
Tivemos ainda oportunidade de conhecer o trabalho que os alunos dos cursos profissionais – Técnico de Desporto; Cozinha e Pastelaria; Turismo e Informática – desenvolvem, as oportunidades para desenvolvimento de competências profissionais que têm vindo a ter a partir dos estágios e programa ERASMUS, mas também a importância da continuidade dos seus estudos para o Ensino Superior.
Foi uma manhã muito rica! Obrigada à Direção da Escola e às colegas do SPO do AE Cerco do Porto!