Projeto Surf e Inclusão – ODEC e Instituto Incluir

O Observatório Desporto, Educação e Comunidades (ODEC) tem uma parceria estabelecida com o Instituto Incluir, iniciada em julho de 2023, e vem por este meio divulgar um dos projetos que acompanha: o Projeto Surf e Inclusão. Este Projeto está a decorrer no Rio de Janeiro, Brasil, aprovado pela Lei Estadual de Incentivo ao Desporto. Pretende desenvolver competências sociais, culturais, de mudança comportamental e de atitudes junto de crianças e jovens, através da prática do surf, aliando o desporto às práticas educacionais e inclusão. Para além disso, visa consciencializar crianças e jovens para o meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, através da limpeza das praias, que constituiu um dos objetivos do projeto, tão significativo nos tempos atuais pela crise climática que o mundo atravessa.