Avançar para o conteúdo

Movimento Transformers

Descrição e Apresentação do projeto pela Responsável do Movimento Transformers, Joana Moreira:

Movimento Transformers é um movimento nacional de participação cívica e social recomendado pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que tem como missão aumentar o envolvimento cívico e social das pessoas nas suas comunidades. Para isso temos 3 eixos principais:

VOLUNTARIADO
Que se materializa no nosso projeto Escolas de Superpoderes e Reformers, projetos de intervenção com crianças e jovens em risco e seniores isolados (trabalhamos atualmente com mais de 800 aprendizes de 20 cidades). Estes projetos são Metodologia de Referência da Fundação Calouste Gulbenkian e têm impacto validado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Através destes dois projetos promovemos semanalmente atividades desportivas, culturais e artísticas, ligando mentores voluntários com talentos a aprendizes que nunca tiveram a oportunidade de aprender essas atividades. O programa é assente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, sendo que mensalmente são trabalhados (independentemente da atividade) temas como a igualdade de género, racismo, sustentabilidade ambiental, bullying, etc para que cada turma, no decorrer do ano letivo desenvolva uma ação de payback – uma ação de retorno à comunidade onde usam o talento que aprenderam para resolver um problema social identificado.

ASSOCIATIVISMO
Através de dois projetos de capacitação, um centrado nos dirigentes associativos do ensino secundário (AELEAD) e outro nos dirigentes de associações juvenis ou líderes comunitários (XLEAD).

CONSCIENCIALIZAÇÃO
Através da T-Academy, uma comunidade de participação cívica e social online, que surge no sentido da democratização do conhecimento e onde se partilham conteúdos e oportunidades de formação nas áreas do voluntariado, participação, criatividade, educação não formal, ativismo, objetivos de desenvolvimento sustentável, associativismo e muito mais!

Mais informações sobre o Movimento Transformers: