Skip to content

The Observatory

Presentation

A ligação Desporto, Educação e Comunidades é um campo em construção, mas de grande interesse estratégico pelo espaço associativo e educativo que constituem as associações e os clubes desportivos, e pelo espaço de educação, desenvolvimento pessoal e social e cidadania que se apresenta ao nível da educação física e do desporto escolar nas escolas e em contextos de educação de forma mais global. É, ainda, um campo em construção no que se refere ao desporto como elemento significativo na promoção de sociedades inclusivas. 

Ao nível internacional, a investigação tem vindo a sublinhar a importância do desporto na sociedade. Diversos estudos, nacionais e internacionais, refletem: i) numa perspetiva coletiva e social, a ligação entre o desporto e a cidadania e o desporto como promotor de valores sociais, e em articulação com práticas de voluntariado; ii) no âmbito individual, o desporto e o desenvolvimento psicossocial, associando a prática desportiva a maiores níveis de responsabilidade, maior capacidade na tomada de decisão, maior domínio no trabalho colaborativo, competências interpessoais e de liderança, por exemplo;  iii) no âmbito das políticas, a ligação entre o desporto e a saúde, o desporto e a educação, o desporto e a coesão social, o desporto e o ambiente e, ainda, o desporto e a economia.

A investigação nesta área tem vindo i) a reforçar as potencialidades que o desporto (ao nível associativo e ao nível escolar) apresenta no desenvolvimento dos indivíduos e das comunidades quando assente em iniciativas estruturadas (programas dirigidos a populações em risco de exclusão social, como os jovens em risco devido ao absentismo ou insucesso escolar); ii) a promover áreas de saber que se articulam de forma complementar quando contemplam a vertente do desporto e congregam reflexões críticas de âmbito educativo e social sobre o desporto e a atividade física na sociedade (como, por exemplo, o papel da mulher, a violência e a inclusão de populações com características sociais especificas nas comunidades, entre outras). 

Não obstante este espectro ao nível do conhecimento científico que se tem visto reforçado, verifica-se ainda pouco investimento ao nível da investigação e do desenvolvimento de iniciativas de intervenção que cruzem fronteiras disciplinares ao nível nacional e que o façam de forma sistemática e, ao mesmo tempo, com uma intencionalidade definida, que permita a afirmação da importância do desporto na educação e na sociedade.   

Esta é, pois, uma área de trabalho que, pela conjuntura (histórica, social e cultural) atual, se distingue pela sua pertinência social e cientifica a partir do campo das Ciências da Educação.

O Observatório Desporto, Educação e Comunidades (ODEC)* tem como instituição de acolhimento o Centre for Educational Research and Intervention (CIIE, https://www.fpce.up.pt/ciie/ ), da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e constitui-se como uma rede de saber que articula contributos de diferentes ciências sociais e humanas, e que se constitui como um espaço de experimentação e de desenvolvimento de ideias e projetos ligados ao desporto na sociedade, bem como de sistematização, produção e divulgação de conhecimento científico desenvolvido neste campo.

*[A criação deste observatório decorre do Programa de Trabalhos de Teresa Silva Dias, contratada pela FPCEUP ao Abrigo do Contrato Programa Concurso Estímulo Emprego Científico (CEEC) individual 2020, 3ª edição, refª 2020.02610.CEECIND]

Goals

  • Sistematização do conhecimento em torno da articulação entre os campos educação-desporto-saúde-ambiente e comunidades-inclusão social, e a criação de uma plataforma de partilha desse conhecimento;
  • Promoção de redes de trabalho, partilha e transferência de conhecimento cientificamente validado ao nível local, nacional e internacional;
  • Organização de debates e promoção de colaborações assentes nas redes de trabalho;
  • Fomento da ligação a contextos e espaços de educação;
  • Estabelecimento de parcerias em comunidades com diferentes características (Clubes e Associações desportivas e juvenis, Escolas, IPSS, Câmaras Municipais, Federações Nacionais);
  • Promoção da articulação com entidades de relevo nas áreas da infância, da juventude e do desporto;
  • Envolvimento de um público alvo diversificado como atletas e interlocutores dos clubes e associações desportivas, alunos/as e professores/as de educação física e desporto escolar, investigadores e estudantes de ciências da educação e outras áreas do saber;
  • Articulação com os coordenadores e estudantes dos diferentes domínios e níveis de ensino (ensino secundário; ensino superior 2º e 3º ciclo) constituindo-se como um espaço de desenvolvimento, formação e experimentação dos estudantes e investigadores cujo interesse articule as áreas em foco; 
  • Criar redes de trabalhos ao nível nacional e internacional no desenvolvimento de investigações e projetos conjuntos associados às áreas de intervenção do ODEC.

Estrutura orgânica

1. Equipa:

Coordenação: Teresa Dias; Carla Malafaia; Cosmin Nada; Marta Sampaio; Norberto Ribeiro; Sofia Castanheira Pais.

Equipa Operacional: Teresa Dias; Carla Malafaia; Cosmin Nada; Marta Sampaio; Norberto Ribeiro; Sofia Castanheira Pais; Luís Almeida; Beatriz Valongo; Mariana Fonseca; Ricardo Dias; Daniela Ferreira; Américo Santos; Ana Glória; Vera Cerqueira; Jéssica Albuquerque; Clementina Rios; Álvaro Jamarillo; Joana Ribeiro; Diogo Moura.

Teresa Silva Dias
Assistant Researcher CIIE, FPCEUP
Carla Malafaia
Reseacher CIIE, FPCEUP
Cosmin Nada
Researcher CIIE, FPCEUP
Marta Sampaio
Reseacher CIIE, FPCEUP
Norberto Ribeiro
Researcher CIIE, FPCEUP
Sofia Castanheira Pais
Assistant Professor CIIE, FPCEUP
Luís Almeida
 PhD student CD, FADEUP; Physical Education, Psychological Coaching in Sport, Sport and Exercise Psychology
Mariana Fonseca
Master CE, FPCEUP
Ricardo Dias
ISEP Degree; Computer Technician and Social Media Manager
Daniela Ferreira
Reseacher CIIE, FPCEUP
Sara Pinheiro
Reseacher CIIE, FPCEUP
Daniel Vieira
Master in Physical Education and Sport
Federico Salvador Pérez
Professor, UNIR
Clementina Rios PhD in Educational Sciences
Tiago Costa
Master in Clinical and Health Psychology (UFP)
Rita Costa
Mestre e Enfermeira Especialista em Saúde Mental ULSM, ESSVA
Joana Mesquita
PhD student in Educational Sciences
Céu Baptista
Professor at UNTL, East Timor
Daniela Pereira
Estudante MCED
Eduardo Couto
Master Sports Coach, Tennis Coach
Miguel Correia
PhD Student em Ciências da Educação
Paula Rodrigues
Coordenadora da PES, MEEF
Regina Macedo
Mestre em Psicologia, FEP UCP

2. Conselho Científico

Prof. Isabel Menezes, Diretora CIIE, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, UP

Profª. Sofia Marques da Silva, (CIIE), Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, UP

Profª. Amélia Lopes, (CIIE), Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, UP

Profª. Preciosa Fernandes, (CIIE), Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, UP

Profª. Sofia Castanheira Pais, (CIIE), Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, UP

Prof. Tiago Neves, (CIIE), Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação, UP 

Prof. Amélia Veiga, (CIIE), Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação, UP 

Prof. Ariana Cosme, (CIIE), Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação, UP

Prof. Rui Marcelino, Universidade da Maia

Profª. Paula Batista, (CIFI2D, CIIE), Faculdade de Desporto, UP

Prof. José Carlos Carvalho (CINTESIS), Escola Superior de Enfermagem do Porto

Profª Catarina Morais, (CEDH), Faculdade de Educação e Psicologia, UC Porto

Profª. Rita Barros (colaboradora CIIE; coordenadora da RECI), Instituto Piaget

Prof. Pedro Teques, Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto e Diretor do Centro de Investigação do IPMAIA

Prof. Ramón Spaaij, Instituto de Saúde e Desporto, Universidade de Victoria, Austrália

3. Conselho Consultivo

Representantes de Entidades Públicas de relevo nas áreas do desporto, da educação e da inclusão social ao nível da intervenção e/ou financiamento.

Representante do Comité Olímpico.

Representantes de Federações Desportivas.

Representantes do Desporto Escolar.

Representante do Instituto Português de Desporto e Juventude.

4. Parceiros das Comunidades:

Parceiros Nacionais:

Movimento Transformers

“Nascemos de olhos postos no mundo, de coração bem aberto e com uma vontade indomável para participar, colaborar e transformar.”

Escolinhas de Rugby da Trofa

“Do sonho de dois Educadores sociais com uma larga experiencia na intervenção com crianças e adolescentes nasceu a vontade em intervir ao nível da prevenção primária (crianças a partir dos 6 anos), e a obra nasceu.”

Câmara Municipal de Famalicão

Câmara Municipal de Valongo

Agrupamento de Escolas de Ovar Sul

Federação Portuguesa de Golfe

Onda Pura

“Nos nossos serviços pode encontrar desde aluguer de material, aulas, atividades para grupos e viagens, mas, acima de tudo o nosso objetivo é desenvolver a cultura do surf em Portugal.”

Sexto Sentido

“O Projeto Sexto Sentido é um projeto de inclusão social no desporto, que permite que pessoas cegas ou com baixa visão possam realizar corrida e caminhada guiada. O grupo sediado no Porto, gostaria de chegar a todo o território nacional.”

CaminhoCoop

“Criar impacto na comunidade com Jovens, Youth Workers, Decisores políticos e Educadores”

Câmara Municipal de Paredes

IPDJ

“O Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ) tem por missão a execução de uma política integrada e descentralizada para as áreas do desporto e da juventude, em estreita colaboração com entes públicos e privados, designadamente com organismos desportivos, associações juvenis, estudantis e autarquias locais.”

Parceiros Internacionais:

Universidade Nacional Timor Lorosa’e

Instituto Incluir

International Centre for Sport Security

Universidade Estadual de Goiás

Eixos estratégicos

Este Observatório será organizado em quatro Eixos Estratégicos:

OBSERVAR – repositório de investigação e projetos nacionais e internacionais;

DISSEMINAR – comunicar com diferentes públicos para além da comunidade científica, com vista a sensibilizar e alertar para as questões nas quais o desporto pode ter um papel benéfico;

ESCUTAR – refletir e desenvolver investigação que procure dar respostas às necessidades identificadas;

CRIAR – consultoria, desenvolvimento e inovação, através da criação de novos projetos com impacto para a comunidade, ações de formação.

en_GBEnglish