O Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT) visa apoiar programas de desenvolvimento desportivo que promovam a generalização da prática desportiva de âmbito informal, recreativa ou competitiva (não federada), entendida como uma atividade determinante na formação e no desenvolvimento dos/as cidadãos/ãs e da promoção da inclusão pelo Desporto. De uma maneira geral, o PNDPT destina-se a apoiar entidades públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que tenham no seu objeto a promoção e o desenvolvimento da prática desportiva e a 2ª fase de candidaturas, reservadas a instituições do ensino superior e de ciência, termina já a 31 de março!
Desde o seu início, em 2014, o PNDpT já apoiou mais de 1800 projetos, num investimento total que supera os 21 milhões de euros.
Este programa foi elaborado de acordo com as orientações internacionais do movimento «Desporto para Todos», de orientações institucionais publicadas pela União Europeia e o pelo Conselho da Europa, Nações Unidas, Organização Mundial de Saúde e Comité Olímpico Internacional, bem como, com base na Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto e na Carta Europeia do Desporto.